• IDECI, Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência
  • geral@ideci.pt

Princípios base para o IDECI

Ao definir a sua missão, o Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência (IDECI) de Portalegre começa por esclarecer, que no seu entendimento a localização geográfica não é nem um drama, nem um estigma. Ela é um fator de diferenciação. É verdade que essa diferenciação se associa hoje ao esquecimento e ao abandono, mas não estamos condenados a que assim continue a ser. Se o interior tem hoje uma carga negativa dada a ausência de investimento e o progressivo abandono das pessoas, em particular dos mais jovens, nada obsta a que a situação se possa inverter. É pois a pensar nessa inversão de rumo, que o IDECI se constitui e que ativamente quer dizer presenteconvocando todas as boas vontades, independentemente das suas orientações políticas.
A nossa causa é Portalegre e é em nome dela que nos apresentamos com três grandes objetivos:

  • Contribuir para que Portalegre seja um Pólo de referência positiva, no Alentejo e em Portugal.
  • Incentivar o desenvolvimento sustentado da sua população.
  • Promover a criatividade e a excelência

Fazer de Portalegre um Pólo de referência positiva

Desejamos que Portalegre seja notícia pelos bons motivos. É nossa intenção darmos uma visão do interior sobre o que deve ser a reforma do Estado, nela incluindo a própria reforma do sistema eleitoral. Pensar o país a partir do interior, talvez não seja o mesmo que pensá-lo a partir dos grandes centros urbanos. Queremos que o litoral, e principalmente aquele litoral que tudo decide e comanda, conheça as nossas ideias, as nossas soluções, as nossas propostas, na perspetiva de que o engrandecimento e fortalecimento do interior pode contribuir para a diminuição do desperdício, para o esvaziamento da burocracia, em suma para um redimensionamento da Nação a que todos pertencemos. E nesse sentido, pensando em ações positivas, queremos que Portalegre seja promotora de Congressos bianuais sobre interioridade, nos quais, de forma simples e objetiva, se reflita:

  • Sobre as vantagens das cidades, Vilas e Aldeias, do Interior.
  • Sobre o tipo de competitividade, que a partir do Interior se pode desenvolver.
  • Sobre a necessidade de um Interior povoado e atrativo, para a harmonia das regiões e dos Estados.

Por um desenvolvimento sustentado

Nós acreditamos que viver, investir e trabalhar, no interior pode ser um aliciante desafio. E daí que tão importante como atrair pessoas para o Interior, seja conseguir que as que cá vivem não sintam necessidade de sair. Nesse sentido é missão do IDECI promover ações que:

  • Contribuam para garantir a proteção da Natureza.
  • Incentivem a qualidade de vida e o bem-estar das populações.
  • Sensibilizem os investidores para atividades económicas que possam permitir a ligação entre produção, eventual transformação e comercialização.

Criatividade e excelência

Promover a criatividade como forma de potenciar a inovação é uma das formas de demonstrarmos que a excelência também reside no Interior. E nesse sentido é nossa missão incentivar a realização de parcerias entre as Escolas e as Empresas, que ajudem não só a revelar a existência de novos talentos, nas mais diversas áreas do saber e das artes, como a permitir a obtenção de meios que contribuam para a criação de bolsas de estudo, que patrocinem a contínua aprendizagem dos nossos mais jovens estudantes.