Homenagem ao Prof. Doutor Adriano Moreira e conferência “Conciliar o Mundo”
No passado dia 22 de Março, o IDECI – Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência, iniciou o Ciclo de Conferências Temáticas, denominado POLITÉCNICO DE PRIMAVERA, o qual é desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico, a Câmara Municipal e a União de Freguesias da Sé e S. Lourenço.
Este dia foi marcado pela atribuição do título de Professor Honoris Causa ao Professor Doutor Adriano Moreira pelo Instituto Politécnico de Portalegre, entregue pelo seu Presidente, Dr. Albano Silva, numa sessão que teve lugar no auditório do Campus Politécnico.
Antes de lhe ser outorgado o referido título, usaram da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dra. Adelaide Teixeira, que se congratulou pela iniciativa, felicitou as entidades nela envolvidas e evidenciou o percurso e o carácter humanista e reformista do Homem e do Estadista, seguindo-se-lhe o Professor José Travassos, em representação do IDECI, satisfazendo o pedido formulado pelo Presidente deste Instituto, Professor José Manuel Faria Paixão, para que apresentasse o notável trajeto do Professor Adriano José Alves Moreira, antes da outorga do justíssimo título honorífico.
Ao fazê-lo, referenciou um amplo leque de notas biográficas do homenageado, subordinadas ao tema que intitulou de: “O Homem, uma Obra e a Conciliação do Mundo”.
Na final da sua intervenção, dirigiu-se-lhe diretamente, afirmando: “ Um Homem pode mudar o mundo! O Senhor já o mudou, mas estou certo de que, hoje e aqui neste lugar, o Senhor contribui para um melhor futuro dos nossos filhos, dos nossos netos, e de outras gerações vindouras. Portalegre está-lhe grata, a Região também, o País tem sempre uma dívida para consigo, mas o mundo será conciliado com a sua presença.”
Após ter recebido o citado título que muito o sensibilizou, o Professor Adriano Moreira proferiu uma conferência a que deu o nome de “Conciliar o Mundo”, na qual manifestou a “enorme preocupação pela desordem em que este se encontra“, mas também ”se anima com ato de esperança que é a reação dos jovens que está a correr e a voz das crianças que estão a pedir aos idosos que vejam se compreendem a espécie de legado que lhes estão a deixar ”.
Conciliar o mundo é, pois, uma tarefa que cabe a cada um de nós, e foi este o repto que nos foi deixado, neste dia memorável, que constituiu a primeira iniciativa do Politécnico de Primavera, conceito criado pelo Presidente do IDECI, disponibilizado para ser cooperativamente desenvolvido pelas entidades supramencionadas, em Portalegre.
Leave a reply